Como escolher a sua agência de intercâmbio?

    


Resolvi fazer esse post para sanar uma dúvida constante dos leitores: Nathy, qual agência de intercâmbio você me indica? Bom, isso depende de uma série de fatores.
Na tabela abaixo eu cito as agências que mais tive contato e dou a minha impressão. Já vou adiantando que não percebi grande variação nos valores. Tirando SBT e CI, que são mais caras, os valores são bem parecidos e as formas de pagamento também. 
O que mais modifica o valor final é a escola escolhida. Por isso, fique esperto com os pacotes muuuuuito baratos. Geralmente são em escolas com ensino fraco. Mas isso é assunto pra outro dia.

Deixo claro que o quadro abaixo foi feito a partir da minha experiência e de informações colhidas com pessoas que eu conheço. Ela representa apenas a minha opinião.



   Information Planet


Atendimento antes de fechar o contrato
A Information Planet é uma agência com uma imagem bem jovem e desencanada. Os atendentes são simpáticos e sempre se mostram disponíveis para tirar dúvidas. 
Possui escritório em outros países? 
Sim. Austrália e Canadá
Perfil/ Especialidade
A agência é conhecida e recomendada por vários estudantes que foram pra Oceania. Aparentemente, o forte deles é Austrália e Nova Zelândia. Com atenção especial para quem vai com intuito de estudar/trabalhar.
Atendimento depois de fechar o contrato
Boa, especialmente pelo fato de ter agências nos destinos. Caso tenha algum pepino você pode se informar nelas.
O que oferece de plus aos agenciados?
 Quando chegar ao destino:
·          Palestras de integração 
·          Orientações sobre as leis no país
·          Informações sobre como ingressar no novo mercado de trabalho
·          Dicas sobre transporte público, serviço bancário, médico e governamental
Agências
Austrália : 2 em Sidney, 1 em Perth e 1 em Brisbane.
Canadá : 1 em Toronto
No Brasil: 9 em Sp, 1 em Brasília, 1 em Salvador, 1 Belo Horizonte, 1 em Porto Alegre, 1 no RJ.



  STB


Atendimento antes de fechar o contrato
Sempre escuto falar bem da SBT. Só acho que eles demoram demais para responder as solicitações de orçamento. Pedi umas duas vezes e as duas demoraram pra chegar.
Possui escritório em outros países? 
Sim. Austrália, Sydney.
Perfil/ Especialidade
É a agência famosinha da lista. Acho que por isso é a mais cara das citadas. Possui uma gama enorme de opções de turismo, curso e trabalho. Mas o foco parece ser voltado para jovens estudantes. 
Atendimento depois de fechar o contrato
Geralmente o atendimento é bom. Mas já vi algumas pessoas decepcionadas dizendo que esperavam mais. 
O que oferece de plus aos agenciados?
·          Boa estrutura para jovens adolescentes que precisam de atenção extra. 
Agências
no Brasil
Segundo o site da empresa, possui mais de 70 lojas espalhadas por todo brasil.
          



  CI Intercâmbio


Atendimento antes de fechar o contrato
Já ouvi falarem bem, mas já ouvi falarem mal. Pedi orçamento na empresa e achei o atendimento bem regular. Demoraram pra enviar o orçamento e responder as dúvidas. 
Possui escritório em outros países? 
Não.
Perfil/ Especialidade
A agência é bem conhecida. Possui variedade nas opções de turismo, curso e trabalho. Com foco nos jovens estudantes. Oferece boas opções de parcelamento, mas os preços não são os mais baixos.  
Atendimento depois de fechar o contrato
Já vi bastante gente decepcionada dizendo que esperava mais. 
O que oferece de plus aos agenciados?
·          Estrutura voltada para jovens adolescentes que precisam de atenção extra. 
Agências
no Brasil
 Segundo o site da empresa, possui mais de 60 lojas espalhadas por todo brasil.
          



 Experimento Intercâmbio


Atendimento antes de fechar o contrato
Meu intercâmbio foi fechado com eles. Tive um ótimo atendimento, tanto pessoal quanto virtual. Só pecaram em não me avisar da fama ruim da Aerolíneas Argentinas, empresa aérea que escolhi e me arrependi. Se quiser saber mais sobre esse assunto leia esse post.
Possui escritório em outros países? 
Não
Perfil/ Especialidade
Agência bem conhecida no Rio de Janeiro. Foi eleita por quatro anos consecutivos (2010-2013), a melhor agência de intercâmbio da América Latina. Possui variedade nas opções de turismo, curso e trabalho. Oferece boas opções de parcelamento e bons preços.  
Atendimento depois de fechar o contrato
Achei fraco. Eu tive problema com a minha bagagem e nunca recebi sequer um telefone perguntando se estava tudo bem, ou como terminou a história. Se eu tivesse uma agência ia sempre pedir feedback dos alunos quando voltassem de viagem. Eles esquecem que podemos repetir a experiência.
O que oferece de plus aos agenciados?
·           Segundo o site da empresa: A Experimento só trabalha com programas educacionais e de trabalho temporário para jovens e estudantes no exterior.
Agências
no Brasil
Possui 31 lojas nas principais cidades do Brasil. 
          



 International Schools


Atendimento antes de fechar o contrato
Ótimo! Foi onde recebi o melhor atendimento. 
Possui escritório em outros países? 
Não
Perfil/ Especialidade
Empresa com 30 anos de experiência. Tem como foco assessorar grupos de jovens e adolescentes.  
Atendimento depois de fechar o contrato
Sempre ouvi falarem muito bem do suporte dado pela agência e pelos guias. Parece que eles estão sempre disponíveis nas necessidades.
O que oferece de plus aos agenciados?
·         Pacotes com atividade extra e guias. Grande suporte dos guias que acompanham os grupos. Além de disponibilizarem telefone de emergência gratuito. 
Agências
no Brasil
           Três lojas no Rio de Janeiro
          
  


Resumindo: 
Se eu fosse jovem, independente, quisesse estudar e trabalhar na oceania - Information Planet.
Se eu quisesse estudar inglês e me divertir com segurança e um bom suporte - International School. 
Se eu quisesse suporte e fosse riiiicaa, muuuito rica KKKKKKKKKKK – STB



Fora as citadas, existem várias opções: EF Brasil, IE Intercâmbio, World Study etc. Eu recomendo que visitem, pelo menos, três agências antes de fechar o contrato. Prestem atenção no contrato, nos valores das taxas e em gastos futuros (pergunte sobre o custo de vida semanal). PESQUISEM, PESQUISEM e PESQUISEM. Usem como base a internet e amigos que já viveram essa experiência. Espero ter ajudado.

 "Se as informações postadas te ajudaram não esqueça de seguir nossa página no Facebook. Assim você não perde nenhuma novidade e ajuda o blog a ter vida longa. Perguntas devem ser feitas nos comentários. Siga o meu instagram @nathalyrj.

Obrigada pela visita e até o próximo post.

6 comentários:

  1. Oi linda que post maravilhoso acho super importante estas suas dicas,eu mesma estou esperando o momento certo para fazer um intercambio,beijos e ate mais

    http://fashionvinteum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mell.
      Isso aí, aguarde e se programe. Com certeza você vai amar a experiência.
      Beijos

      Excluir
  2. Esse post está maravilhoso e completo, sou louca pra fazer intercâmbio, queria mesmo em Londres onde minha prima mora, o que fica mais fácil pra mim. Só que ao mesmo tempo lá é tudo muito caro, adorei as dicas. Acho que é um momento muito importante, e que todos deveriam passar por essa experiência, mas infelizmente nem todo mundo (inclusive eu hahaha) tem condições.

    Viciada em Beauté
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Millena, realmente todos deveriam ter condições de fazer intercâmbio. Sempre falo isso. Londres é mesmo bem cara. Mas a sua prima morando por lá é uma super vantagem. Não sei o grau de intimidade, mas se você ficasse na casa dela ia poupar a maior parte do dinheiro. Acomodação é o maior drama dos intercambistas. Se você procurar uma escola próxima e fizer as refeições em casa consegue economizar bastante. Mas uma coisa que eus empre digo, mantenha sua mente aberta. Muitas vezes sonhamos com um lugar e não percebemos que existem outras opções bem legais e mais baratas. Vou fazer um post futuramente falando sobre isso. Beijos =* Adoro seu blog s2

      Excluir
  3. Muito explicativo esse post! Já fiz intercâmbio pela STB e curti bastante, me explicaram tudo, procuraram o tipo de intercâmbio mais parecido com o meu estilo, a única coisa que eu senti falta foi uma interação com outros intercambistas, aquelas palestras e encontros, mas de resto indico eles sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cássia, engraçado. O STB geralmente tem essas reuniões e palestras. Conheço gente que viajou por lá e participou de reuniões. Isso é pra provar que agência muda muito de acordo com a filial.

      Excluir