OMG! Perdi o passaporte. E agora???

Já imaginou o desespero que deve ser perder o passaporte durante uma viagem? Só de pensar já fico aflita.

Mas calma, não vamos deixar isso estragar sua viagem.
Veja aqui como tirar o seu passaporte.
Passaporte de urgência
A primeira coisa a fazer é procurar a polícia local para registrar um boletim de ocorrência. Depois, vá até o consulado ou embaixada brasileira para dar entrada no passaporte de urgência. Apresente o boletim junto com algum documento de identificação, carteira de motorista ou identidade, e pague uma taxa de US$160. Geralmente, a pessoa consegue outro passaporte dentro de poucas horas. Um fator negativo é a validade do documento que dificilmente passa de sete meses.
Autorização de Retorno
Existe outra maneira de voltar ao Brasil, com uma Autorização de Retorno. Ela é gratuita, tem apenas sete dias de validade e deve ser expedida pelo consulado-geral. Apresente uma foto 3x4, sua passagem aérea (ida e volta) e passaporte ou identidade. Leve o original e uma cópia simples dos documentos e da passagem aérea. Tudo isso deve ser feito três dias antes do seu retorno ao Brasil.
Evitar é sempre a melhor opção.
Antes de viajar tire cópia do passaporte e da identidade, de preferência autenticado. Mantenha o original em lugar seguro, como o cofre do hotel, e utilize a cópia no dia-a-dia. Para evitar dor de cabeça guarde o passaporte na doleira (money belt) durante o período que estiver na rua. Lembre-se que em alguns lugares, como boates, é necessário apresentar o documento original. 
Cuide do seu passaporte. Ele é muito visado por dois motivos: 
  • Se comparado com o de outras nacionalidades, ele é bem fácil de falsificar. 
  • O Brasil é um povo miscigenado, ou seja, qualquer um pode se passar por Brasileiro. 


Todo cuidado com o passaporte é pouco. Afinal, você está em um país estrangeiro e a ausência dele significa que você não existe. 
Clique aqui para conferir o endereço dos consulados e embaixadas do Brasil.

"Se as informações postadas te ajudaram não esqueça de seguir nossa página no Facebook. Assim você não perde nenhuma novidade e ajuda o blog a ter vida longa. Perguntas devem ser feitas nos comentários. Siga o meu instagram @nathalyrj."
Beijos

3 comentários:

  1. Ai que arrepio na espinha pensar em perder meu passaporte, hahahahahaha!
    Não fazia nem ideia de quais os procedimentos neste caso, espero nunca passar por isso né, mas como nunca se sabe... Mas gente, muita dor no coração pagar $160 pra tirar um de urgência, hahahahaha.

    Beeijos, Camille.
    pink-aboutit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei esse post, é mto importante ficar de olho e tomar cuidado para não perder o passaporte, não só ele mas qualquer outro tipo de documento né ;)

    bjo lindona
    hiddlevanstan.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muio muito útil saber disso. Mas é bom o assunto para redobrar o cuidado com os documentos!! Acabaria com a viagem!

    bisou

    http://femmetoilet.blogspot.com

    ResponderExcluir