Rumo à Bolívia

Salar de Uyuni

   Muita gente me pergunta sobre o bate-volta que eu fiz para conhecer a maior planície de sal do MUNDO, o Salar de Uyuni, na Bolívia. Vou relatar como foi a minha experiência e dar algumas dicas para quem pretende conhecer o local. Já adianto que foi uma experiência única e inesquecível.

   Se você leu os posts anteriores já sabe que eu fui conhecer o Deserto do Atacama, no Chile, e de lá parti para a Bolívia. Nesse post vou reunir uma série de informações básicas e dicas. No próximo vou mostrar fotos de todos os lugares que conhecemos. Não perca o próximo post, ele vai ter fotos lindas e surpreendentes.

"Se não quiser perder os próximos posts basta seguir nossa página no Facebook. Perguntas devem ser feitas nos comentários. Siga o meu instagram @nathalyporai."


Escolhendo a agência
  
   Eu viajei com a agência White & Green. Acabei indo no carro com o pessoal que conheci no hostel e ganhei um descontinho. Paguei mais caro que o resto das pessoas porque eu voltei para San Pedro no último dia. Aliás, essa é a diferença entre o tour de 4 e o de 3 dias. No de 4 você volta pro chile, no de três você fica na Bolívia. Geralmente o pessoal que escolhe o de três e segue viajando pela Bolívia e outros países. O pacote inclui transporte, acomodação e alimentação. Você tem que leva uns 300 bolivianos para pagar a entrada dos parques e outras despesas. A regra número 1 da Bolívia é: pague! Você tem que pagar pra fazer tudo, sair do país, entrar em parques, ir ao banheiro, tomar banho quente, respirar. 

 A viagem ao Salar é conhecida pelos perrengues. Tenha muito cuidado quando for escolher a sua agência, isso vai fazer diferença. Não recomendo escolher a agência pelo valor mais barato. Pode ter certeza que o barato vai sair caro. 

Agência

White & Green - Calle Toconao 624
Valor: 110.000 pesos chilenos

Alojamentos

   Eu não passei por um terço dos problemas que tinha em mente. Ouvi histórias horrendas sobre alojamentos sujos onde as pessoas não conseguiam dormir por causa do frio. Todos os alojamentos que eu fiquei eram confortáveis e limpos. 

Primeira noite : Banheiro dentro da casa, cama bem quentinha e café da manhã MA-RA-VI-LHO-SO. Quem quisesse tomar banho tinha que pagar 5 bolivianos. Nesse dia eu aderi, assim como a maioria das pessoas, ao banho de lenço umedecido. Como faz frio você quase não transpira. Por isso, o banho com lenço foi mais que o suficiente. Me senti super limpa e cheirosa. Aprovado! hahahaha

Segunda noite: Nessa noite dormimos em um hotel de sal super legal. Tem sal por todos os lados, inclusive no chão. A comida era boa, tivemos até vinho no jantar.



   Henry, nosso guia, nos ajudou a juntar gravetos durante a viagem. Nessa noite fizemos uma fogueira do lado de fora do hostel, só por curtição mesmo Hahahaha. Esse alojamento foi o com melhor estrutura, mas foi onde senti mais frio. 



Terceira noite: O último alojamento seguiu o padrão dos outros. Fiquei sozinha em um quarto com duas camas e tomei banho quente. Eles cobravam 5 bolivianos mas acabei não pagando. Ninguém cobrou e eu esqueci de pagar.

   Depois dessa aventura maravilhosa eu voltei para o Chile. Guarde alguns bolivianos para pagar a sua saída do país. Se não me engano são 20 bolivianos.




* Leve lenço umedecido para "tomar banho". Não é legal tomar banho, mesmo que com água quente, por causa do frio. 

* Leve uma media de 300 bolivianos para cobrir despesas essenciais.

*Guarde o ticket que receber nos parques. Um rapaz perdeu o dele e foi o maior transtorno para ele sair do país. Perdemos muito tempo e ele teve que pagar uma multa.

* Não beba água na Bolívia. Dizem que a água de lá é imprópria para consumo. Leve do Chile um galão de 6 L.

* Se voltar ao Chile não leve frutas na mala. Não é permitido entrar com esse tipo de alimento no país.

* Se vista no sistema cebola: Vestindo primeiro as roupas mais frescas e as mais quentes por cima. O clima na Bolívia é parecido com o do Atacama, faz bastante frio e calor. Por isso, é tão importante se vestir por camadas. Assim, você pode tirar o casaco quando o tempo esquentar.

"Se não quiser perder os próximos posts basta seguir nossa página no Facebook. Perguntas devem ser feitas nos comentários. Siga o meu instagram @nathalyporai."



Um comentário:


  1. OLá, tudo bem? tenho ouvido muito bem dessa agência e dos guias para o tour de uyuni. Mas ouvi dizer que ela terceiriza o serviço a partir da Bolívia,é verdade? se sim sabes se é sempre com a mesma agência? a Qual a situação dos banheiros? Muito perrengue? Obrigada!

    ResponderExcluir