Cachoeira da Condórdia : Um dos tesouros de Guapimirim

Cachoeira da Concórdia - Guapimirim. Crédito: Rubens Netto
Guapimirim - Rio de Janeiro

"Em breve vou postar mais coisas legais para fazer pelo Rio.Se não quiser perder os próximos posts basta seguir nossa página no Facebook. Perguntas devem ser feitas nos comentários. Siga o meu instagram @nathalyporai."

É incrível como existem lugares lindos no Rio de Janeiro. Esse ano quero explorar mais as belezas da Cidade Maravilhosa e seus municípios. Eu já conheci as famosas cachoeiras de Bonito, Mato Grosso do Sul, e não tinha ideia que aqui pertinho tinha uma cachoeira tão bonita quanto as de lá. Fiquei sabendo da Cachoeira da Concórdia por um amigo (Oie, Rubens!) e nós decidimos fazer um bate-volta para conhece-la.

Ela fica localizada no pé da Serra de Teresópolis, perto do Parque Nacional da Serra dos Orgãos. Por ser isolada ela gera uma experiência bem diferente da que temos quando vamos as cachoeiras lotadas aqui do Rio. O que, na minha opinião, faz perder um pouco da sensação de contato com a natureza.

Como cheguei:

A melhor forma de chegar é de moto. Se preferir ir de carro saiba que ele tem que ser alto e ter potência. Senão, vai penar para subir. Eu não dirijo então o jeito foi ir de ônibus.
Peguei o BRT até a estação MARÉ, linha vermelha, e de lá peguei o ônibus intermunicipal da viação Regina, Guapimirim x Centro. O ônibus passou assim que chegamos ao ponto, mas parece que ele tem um intervalos de 20 minutos.

Foto retirada do Google - Crédito: Renan Vieira

A viagem total durou por volta de 1 hora e custou R$9,50. Conversamos com o motorista e pedimos para descer o mais próximo da trilha para a cachoeira da Concórdia, no bairro do Limoeiro.

Ponto de Referência que fica em frente a Estrada do Limoeiro. Crédito:Rubens Neto

Atravessamos a rua e seguimos andando pela estrada do Limoeiro até encontrar um cartaz com sinalização do condomínio ALPHA II.

Crédito: Nathaly Ferreira
Depois, entramos na primeira ruazinha à esquerda, a que fica ao lado de uma placa de açai.

Crédito: Nathaly Ferreira

Aí sim começa a trilha. Durante o percurso tem uma parte que a rua se divide em duas. Siga pela rua de cima e se prepare porque de agora em diante vão começar subidas e mais subidas.

guapimirim
Não é uma trilha de obstáculos, o caminho é bem delimitado e plano. Apesar disso, ela não é super fácil. As ladeiras constantes cansam bastante e exige um bom condicionamento físico. Mas, tente relaxar e aproveitar a natureza linda que te cerca. Tivemos a companhia de animais lindos durante o caminho.

Crédito: Nathaly Ferreira

Após uma hora de subida chegamos ao ponto onde tem uma placa da secretaria municipal do ambiente. É por ali que você desce até a cachoeira. Ignore a trilha à esquerda, eu não sei para onde ela leva.
Analise direitinho e veja o melhor lugar para descer. Nós achamos uma parte que tinha uma corda e resolvemos descer por ali. A corda ajuda mas não é algo essencial, dá pra descer facilmente sem.

Quando chegamos ficamos impressionados com a beleza da cachoeira. Ela é enorme e perto da queda vira uma piscina natural MA-RA-VI-LHO-SA. Depois de tanto caminhar não tem sensação melhor do que mergulhar naquela água deliciosa. Água de cachoeira tende a ser super fria, mas nesse dia estava bem agradável.

Crédito: Nathaly Ferreira
O melhor de tudo é que ninguém apareceu durante o período que ficamos. Fomos na segunda-feira, acredito que no final de semana ela receba mais visitantes.

Cachoeira da Concórdia - Guapimirim. Crédito: Rubens Netto
guapimirim

Depois de algumas horas usufruindo de toda essa beleza resolvemos ir embora. Refizemos o caminho e fomos até o centrinho da cidade. É bem fácil de achar, basta perguntar pro pessoal da cidade. Lanchamos e pegamos o ônibus de volta para o Rio.

"Em breve vou postar mais coisas legais para fazer aqui no Rio. Se não quiser perder os próximos posts basta seguir nossa página no Facebook. Perguntas devem ser feitas nos comentários. Siga o meu instagram @nathalyporai."

Dicas

*Leve comida, de preferencia frutas, e muita água. Quando saímos da cachoeira, por volta das 15h, não tinha nenhum lugar vendendo refeição. Tivemos que recorrer a uma lanchonete.

*Roupas leves e tênis

*Vá o mais cedo possível

Aqui tem o vídeo de um rapaz que fez o caminho de moto: https://www.youtube.com/watch?v=i5PPAxHdp-o