Turistando no Rio: Trilha Dois Irmãos + bônus

Vista Morro dois Irmãos - crédito: @rubensnetto_

É engraçado como a gente tende a não dar tanta atenção as maravilhas que estão bem debaixo do nosso nariz. Eu decidi que em 2016 vou dedicar meu tempo a conhecer melhor a minha cidade, o Rio de Janeiro. Há tempos que eu queria fazer a famosa trilha Dois Irmãos, mas sempre acabava remarcando. Finalmente, em fevereiro, consegui colocar meu desejo em prática e presenciei uma das vistas mais lindas do Rio.

"Em breve vou postar mais coisas legais do Rio. Se não quiser perder os próximos posts basta seguir nossa página no Facebook. Perguntas devem ser feitas nos comentários. Siga o meu instagram @nathalyporai."

Trilha dois irmãos

Como chegar:

Tudo começa no Vidigal, comunidade pacificada entre o Leblon e São Conrado. Pegue qualquer ônibus que passe na Avenida Niemeyer. Eu saí do terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, e peguei o "Integrada 2". Se você não conhece a Niemeyer pede pro motorista te avisa quando chegar na entrada principal do Vidigal. É bem fácil de identificar, tem uma escadaria azul enorme e uma placa da UPP.

Moto-táxi:

Assim que descer você vai avistar uma penca de moto-táxi. Essa é a melhor maneira de chegar a trilha, já que a moto vai super rápido e chega bem perto da quadra da escola, onde começa a trilha. Se prepare para fortes emoções, os caras dirigem rápido e as ruas são bem estreitas.
Você terá que pagar o valor de R$5,00. Na primeira vez me cobraram o valor ABUSIVO de 10,00. Por isso, fiquem espertos.
Valor:R$5,00

Van:

Outra opção é subir de van. A desvantagem é que ela te deixa mais longe do início da trilha e é mais lenta. O ponto positivo é que é mais barata, custa R$3,80.

A pé ( para os dispostos hahahahaha):
Você também pode subir a pé. Mas, sinceramente, qual a necessidade de subir 40 minutos de escada???

Início da trilha

Chegando na quadra da escola é só passar pelo portãozinho azul e você já vai ver a trilha. Ela é muito bem delimitada e tem alguns obstáculos normais como pedras, raíz de árvore, galhos etc. Obviamente tem muita subida. É preciso ter uma resistência física para encarar, mas não é nada absurdo.

Tem sempre muita gente no caminho. Pasmem, inclusive vendedores! Sim, tem gente vendendo sacolé lááááá no meio da trilha. E ainda tem uma "barraquinha" exatamente no TOPO do Dois Irmãos. Por essas e outras que eu digo, carioca pode ser acusado de tudo menos de vagabundo.

Na subida, que dura entre 30/60 minutos, você passa por alguns mirantes e pode aproveitar para dar uma descansada e se hidratar.

crédito: @rubensnetto_

Quando chega ao topo você é nocauteado por essa vista panorâmica SENSACIONAL. Não tem como descrever com palavras ou fotos, é o tipo de paisagem que você tem que conferir com os próprios olhos. Ficamos um tempão curtindo a vista, acho que mais de duas horas. Nesse meio tempo rolou um fluxo frequente de pessoas subindo e descendo, tinha até uma galera fazendo rapel. Conseguimos ficar sozinhos, por algumas vezes, durante esse tempo.

"Se não quiser perder os próximos posts basta seguir nossa página no Facebook. Perguntas devem ser feitas nos comentários. Siga o meu instagram @nathalyporai."

Vista Morro dois Irmãos - crédito: @rubensnetto_

Nos despedimos do Morro com o coração pequeno e resolvemos curtir o resto do dia na Praia do Vidigal. Para descer você pode pegar moto-taxi na rua em frente a entrada da trilha. Achamos que R$10,00 para descer seria um desperdício. Resolvemos ir a pé, aproveitando para conhecer o local. Tentamos almoçar em alguns estabelecimentos mas nenhum aceitava cartão. Uma pena, pois as pessoas foram super simpáticas em todos os lugares que passamos. Se for almoçar por lá já sabe, leve dinheiro. Seguimos descendo e pedindo informação aos moradores, que sempre respondiam tudo na maior satisfação, para conseguir chegar na entrada principal da comunidade. Foi super tranquilo, acho que levamos uns 20 minutos.

Praia do Vidigal

Depois, seguimos pela ciclovia no sentido Leblon. Em determinado momento você vê duas escadas que dão acesso a Praia do Vidigal.

Ela fica colada nos fundos do Sheraton, é muito frequentada pelos moradores do Vidigal. Não estava muito cheia e o mar estava tranquilo. Esse final de tarde foi a cereja do bolo desse dia incrível que eu passei turistando na minha própria cidade.

Se você tiver alguma dica interessante de Turismo pelo Rio deixa aqui nos comentários. Vou amar saber de programas legais para fazer por aqui.