Cachoeira da Fumaça : A segunda cachoeira mais alta do Brasil

A trilha para conhecer a segunda cachoeira mais alta do Brasil, com 340 metros, é uma das atrações mais procuradas na Chapada. Se não me engano, existem duas formas de chegar até a cachoeira: por cima ( saindo pela manhã e voltando por volta das 19h) e por baixo ( trekking de três dias). Eu fechei o passeio com a agência do hostel e paguei R$150. De lençóis até o início da trilha são 70 km de distância.

cachoeira do buracão - vale do capão

Nós somos recepcionados na Associação de Condutores do Vale do Capão. Após algumas informações assinamos o livro de visitas, fomos ao banheiro e em poucos minutos começamos a trilha. Não é cobrada taxa de visitação, mas se você quiser pode deixar uma contribuição na associação.
Não indico que façam a trilha sem guia, ela é mal sinalizada e confusa. Chegando lá você pode contratar um guia na associação de Condutores do Vale do Capão. Pelas minhas pesquisas eles cobram por volta de R$50 por pessoa.

O ideal é começar a trilha pela manhã. O período limite para começar a trilha é às 13h, depois disso não permitem mais a entrada de ninguém.

associação do vale do capão

trilha cachoeira da fumaça - vale do capão

O caminho que eu escolhi foi o mais fácil, indo por cima. O percurso total é de 12km, sendo que 2 km são de subida. É uma trilha que exige condicionamento físico, especialmente no início. A beleza da paisagem compensa todo o esforço necessário. São 6 km de caminhada sem praticamente sombra nenhuma.

"Se as informações postadas te ajudaram não esqueça de seguir nossa página no Facebook. Assim você não perde nenhuma novidade e ajuda o blog a ter vida longa. Perguntas devem ser feitas nos comentários. Siga o meu instagram @nathalyporai."

cachoeira da fumaça - vale do capão
Adicionar legenda

Chegando lá é só alegria. A cachoeira estava com pouca água mas mesmo assim o visual é de tirar o fôlego. Infelizmente, mais uma vez, as fotos não tem a capacidade de descrever toda a beleza do lugar.
Os aventureiros vão curtir a sensação de se apoiar na ponta da pedra, dá uma adrenalina super legal. Os guias ensinam que a gente deve ir se arrastando para não correr o risco de escorregar. O ideal é ir apoiando o corpo nos cotovelos, tipo soldadinho.

cachoeira da fumaça - vale do capão

Nesse momento você entende o motivo de terem batizado a cachoeira de Fumaça. Graças a enorme altura a água cai em gotículas e acaba virando uma espécie de névoa, que olhando lembra fumaça.

Poço da cachoeira da Fumaça

Na volta são mais 6 km, sendo que os 2km de descida devem ser feitos com bastante cuidado. Após o término da trilha paramos por alguns minutos na lanchonete que tem no local. Eu estava super curiosa para provar o pastel de jaca. O gosto é bem parecido com carne de soja, nem de longe lembra jaca.

Depois de fazer um lanchinho fomos tomar um banho no Riachinho. O local fica no entorno do Parque Municipal, a cinco minutos de onde estávamos. Para chegar no riachinho basta descer uma escadinha de madeira. Você paga uma taxa de R$6 reais para entrar.

A água é beeem gelada. Foi bom para relaxar a musculatura dolorida pós trilha. hahaha
Do outro lado da cachoeira tem uma borda que parece uma piscina infinita. A vista é bem bonita, uma pena que estava lotada!! Depois de curtir um pouco o riachinho voltamos para Lençóis.

Valores:
Cachoeira da Fumaça: R$150,00 pagos para a agência. Não cobram taxa de entrada.